segunda-feira, 5 de abril de 2010

O coque chique e descabelado das europeias vira moda no Brasil


Em inglês, a expressão bad hair day (traduzindo ao pé da letra, "dia de cabelo ruim") é usada para descrever um dia daqueles: quando não só o cabelo resolve não dar jeito, como todo o resto dá errado acaba a luz, o carro enguiça, o chefe manda aquela bronca, o namorado dá um bolo. Longe da gramática inglesa, no dialeto fashion, bad hair day perdeu a conotação negativa e ganhou uma nova roupagem, e um novo lar: a cabeça das it girls.


Sabe quando você dorme com o cabelo preso em um comportado rabo de cavalo e acorda com os fios totalmente desarrumados? É mais ou menos essa a moda readaptada do bad hair, ou it hair, que promete pegar no inverno brasileiro e que já é velha amiga (leiam-se três estações) das parisienses, italianas, inglesas e espanholas. São rabos de cavalo e coques despretensiosos, desarrumados e supercharmosos, que dão à mulher um ar de "saí de qualquer jeito e ainda assim estou maravilhosa". Mas só ar.


Porque, na prática, preparar o tal "penteado" é muito mais complicado do que parece. Até porque o limiar entre o despojado-chique e o desleixado, nesse caso, é tão tênue quanto perigoso – especialmente porque ele é feito em casa, de frente ao espelho, longe dos salões de beleza e dos olhos dos experts. Ou seja: ou você arrasa com o visual, ou fica com cara de quem andou de moto sem capacete.


COMO SE FAZ UM IT HAIR


:: Use e abuse dos penteados-despenteados, mas siga essa regrinha básica: use sempre com um visual bacana. Sair de casa com a roupa desleixada e o cabelo desarrumado não é nada fashion. Equilibre a produção, sempre.


:: A base do it hair é o rabo de cavalo, só que, em vez de o cabelo cair certinho após a primeira volta do elástico, ele forma uma espécie de coque na segunda volta.


:: O cabelo não deve ficar muito puxado para trás e, sim, mais soltinho e desigual.
:: Deixe alguns fiozinhos para fora do penteado. Fica supercharmoso.


:: Os coques desgrenhados também são uma boa pedida. Enrosque o cabelo sem apertar tanto para o coque ficar mais gordinho e rebelde. Prenda com grampos e deixe algumas mechinhas soltas.


:: Use grampinhos e prendedores bonitos e bem conservados. Elásticos feios estragam a produção. Dê preferência para os que têm a mesma tonalidade do seu cabelo.


:: Para variar, puxe a franja para trás, levante um topetinho ou prenda os fios da frente na lateral do cabelo. Tudo de modo displicente.


:: No verão, eles refrescam; no inverno, também são uma boa pedida. Especialmente quando se vai usar um cachecol ou um lenço mais pesado, pois evitam que o cabelo fique amontoado por cima do acessório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário